Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Página inicial > Serviços e Informações > Biblioteca > Apresentação

Apresentação

Biblioteca Delegado Plínio Brasil Milano
Biblioteca Delegado Plínio Brasil Milano - Foto: Polícia Civil

Informaçõesacadepol-biblioteca@pc.rs.gov.br
Telefone: (51) 3288-9315

A Biblioteca Delegado Plínio Brasil Milano, fundada em 6 de julho de 1966, é especializada nas áreas policial e jurídica, abrangendo ainda outras áreas do conhecimento. Possui também vasto material sobre direitos humanos, bem como clássicos da literatura universal.

Existem aproximadamente 7.000 itens em seu acervo, divididos em livros, folhetos, periódicos, recortes de jornais, monografias, dissertações, legislação e DVDs.

Duas bibliotecárias e um(a) estagiário(a) de biblioteconomia realizam a organização, processamento técnico e o atendimento ao público.

- ♦ -

Delegado Plínio Brasil Milano nasceu na cidade de Alegrete, RS, em 7 de outubro de 1908 e faleceu em Montevidéu em 22 de outubro de 1944. Diplomado pela Faculdade de Direito de Porto Alegre em 1932. Foi um dos mais eficientes colaboradores na reorganização do aparelho policial do Estado. Atuou na 4ª e 5ª e foi diretor do DISP. Como Delegado da Ordem Política e Social teve a seu cargo a organização do Serviço de Contra-Espionagem numa polícia carente de recursos. Organizou-a tão completa e eficazmente que tornou possível a destruição no Rio Grande do Sul e no Brasil de uma rede de espionagem nazista. Ainda na DOPS criou cursos para aprimoramento de funcionários, a biblioteca, um museu de armas, um refeitório e a Revista Vida Policial, órgão oficial da Repartição Central de Polícia. O reconhecimento do poder público municipal, pelos relevantes serviços prestados, denominou a avenida do 4º distrito e da Organização Policial, na designação de Patrono da Polícia Civil, através da Lei nº 7.829, de 29 de novembro de 1983. Atenção!... Material para consulta disponível na biblioteca Del. Pol. Plínio Brasil Milano (fone 3288-9315) e no museu Dr. José Faibes Lubianca (fone 3288-9312) da ACADEPOL-RS

RSS